Janeiro Branco – Mês da Saúde Mental

O começo de ano, apesar de representar um novo ciclo, pode trazer preocupações e estresse com relação a pendências e o que está por vir. O Janeiro Branco é um mês dedicado à conscientização e cuidado com a saúde mental.

O Brasil é o país com mais pessoas ansiosas da América Latina, conforme apontam dados da Organização Mundial da Saúde. O cenário é mais preocupante entre o público feminino. Dados coletados pela pesquisa “Um Olhar Aprofundado Sobre Saúde Mental nas Organizações Brasileiras”, conduzida pela plataforma Vittude, revelam que 15% das mulheres sofrem com depressão extrema, em comparação a 9% dos homens.

A ansiedade e a depressão são dois dos transtornos mais prevalentes no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país possui a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo, com cerca de 18,6 milhões de brasileiros afetados, o equivalente a 9,3% da população. Em relação à depressão, estima-se que 5,8% dos brasileiros tenham sido diagnosticados com o transtorno, totalizando aproximadamente 11,5 milhões de pessoas.

Esses números destacam a urgência de se conscientizar sobre o tema, especialmente em um cenário em que a pandemia de COVID-19 exacerbou os fatores de estresse e ansiedade na população.

Conscientização, sintomas e cuidados

Conhecer e entender os diferentes tipos de transtornos mentais é imprescindível para se cuidar. Muitas pessoas podem confundir os sintomas ou até mesmo não reconhecê-los. Eles envolvem:

  • Desânimo e apatia;
  • Estresse frequente;
  • Insônia diária;
  • Falta ou excesso de apetite;
  • Tristeza profunda e sem motivo aparente.

Praticar meditação, exercícios físicos, manter uma alimentação saudável e ter momentos destinados ao lazer e tempo de qualidade são alguns hábitos que podem prevenir e contribuir no tratamento. Vale lembrar que esses cuidados não substituem o acompanhamento profissional de especialistas, como psicólogos e psiquiatras.

Impactos e relação com a saúde física

Caso não sejam tratados corretamente ou que não recebam o apoio e cuidados necessários podem acarretar consequências sérias para a saúde física. A ansiedade, por exemplo, pode servir de gatilho para gastrites, úlceras, cefaleias e até mesmo alergias.

O Laboratório Cevallos apoia a causa do Janeiro Branco e incentiva o autocuidado por meio dos exames frequentes. 

Se você ou alguém que conhece tem apresentado sintomas de transtornos de saúde mental, não hesite em procurar ajuda.