Mesmo com a recorrência com que a saúde mental é discutida, o suicídio ainda é uma triste realidade que acomete milhares de pessoas no Brasil e no mundo. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, quase 6% da população. No mundo, são cerca de 800 mil de suicídios anuais. O Brasil só perde para os EUA nesse ranking.
As estatísticas de transtornos da saúde mental também aumentam a cada dia. Aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica e o Brasil é o país com maior prevalência de depressão na América Latina. Segundo a Organização Mundial da Saúde, entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta principal causa de morte, seguido de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
Tendo em vista este cenário, em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP – deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo®. E, desde 2014, a ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM – divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com a campanha.
O dia 10 de setembro foi definido como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio e o Laboratório Cevallos apoia essa campanha. Você não está sozinho! Se acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure ajuda.
Setembro Amarelo e sua relação com as análises clínicas
A depressão, principal causa do suicídio, é uma condição que, além dos fatores mentais, pode ser provocada pela falta de vitaminas – o que provoca anemia e outras doenças mais graves. Sendo assim, manter seus exames de sangue e vitaminas em dia é essencial para prevenir a depressão e outros transtornos de saúde mental.
Mais que análises clínicas, nós cuidamos de você! Traga sua família e as pessoas que ama para cuidarem de sua saúde no Laboratório Cevallos.
Cevallos Análises Clínicas